Serviços - Limpeza de Carpete
 

A limpeza de carpete é de suma importância a saúde das pessoas que eventualmente transitam ou habitam, nesse espaço.

Carpetes são utilizados desde a pré-história e, nesta época eram feitos de pele de animais. Já os de tecido surgiram no oriente e durante as grandes navegações foram levados para várias partes do mundo.

Foi um item que esteve associado à nobreza, mas, com a Revolução Industrial, passou a ser comum em casas e escritórios de todo o mundo.

São constituídos de vários materiais, sendo que os mais comuns e resistentes são os de nylon. Há, ainda, os de polipropileno e de poliéster, materiais que dão um aspecto mais rústico.

Os carpetes são utilizados principalmente para fins estéticos e funcionam como ótimos isolantes térmicos, tanto no frio como no calor, mantendo o ambiente agradável.

No entanto, quando não é feita uma limpeza adequada do carpete, pode ser um grande propagador de doenças, além de ficarem com uma aparência desagradável.

As fibras do carpete dão a aparência aveludada, mas são responsáveis por reterem partículas de sujeira e por serem abrigo para microorganismos, trazidos pelo ar, nas solas de sapato e quaisquer outras fontes, como gotas de suor, partículas de alimentos, entre outros. As partículas de sujeira alojam-se entre as fibras e servem de alimento para os microorganismos, inclusive os causadores de doenças, aumentando rapidamente sua população. As principais doenças ligadas à falta de limpeza dos carpetes são àquelas associadas aos ácaros, fungos e bactérias, que provocam alergias e problemas respiratórios. Além disso, estudos recentes feitos na Itália demonstram que carpetes podem reter benzeno, um composto liberado pela poluição dos carros e que pode ser um potencial causador de câncer.

A maior parte da poeira que se acumula é feita de pele que se descama, naturalmente, sendo que cerca de um grama pode conter mais de 100.000 ácaros. Cada um produz mais de duzentas e cinquenta vezes seu peso em fezes por dia, as quais são as principais causadoras de alergias, tanto respiratórias como de pele, chamadas dermatites. Aproximadamente 50% dos casos de asma e bronquite são provenientes de infestações por ácaros. As condições podem piorar quando animais de estimação como cães, gatos, pássaros e coelhos entram em contato com o carpete, pois os animais geralmente transportam alguns organismos causadores de doenças, dentre elas a toxoplasmose, que pode até matar.

A durabilidade do carpete também diminui quando a limpeza não é feita, ou quando é feita inadequadamente. Partículas de areia, cuja composição é de sílica, a mesma do vidro, se acumulam e com o tempo e o atrito, danificam as fibras de forma irreversível. Vale ressaltar que as fibras não são os únicos locais de retenção de partículas, mas também a base e embaixo do carpete são acumuladores de sujeira.

As empresas especializadas utilizam várias técnicas para limpeza de carpetes. A mais comum e menos eficiente é a aspiração, onde são utilizados potentes aspiradores que retiram boa parte das partículas de sujeira, mas não totalmente, também chamada de limpeza extrativa. As partículas que aderem fortemente nas fibras podem ser retiradas quimicamente e mecanicamente, ou seja, utilizando produtos químicos.

A limpeza é feita de acordo com o tipo de carpete e devem ser seguidos alguns procedimentos básicos. A mobília deve ser totalmente retirada e as pessoas devem estar sair do local.

Após a limpeza, alguns carpetes são penteados com escovas especiais para que as fibras voltem à posição original. Na maioria das vezes, é utilizada uma modalidade de limpeza chamada limpeza a seco, onde são aplicados produtos químicos, como xampus especiais que servem para dissolver as partículas de sujeira. Após a aplicação, é necessário esperar alguns minutos ou horas, dependendo do estado do carpete, e em seguida um disco de fibra acoplado a uma enceradeira rotatória retira o produto químico com a sujeira dissolvida. É importante que o carpete seja levemente umedecido, pois o excesso de água pode causar eventuais odores desagradáveis.

Geralmente, sujeitas ou manchas mais difíceis de remover, como chiclete, por exemplo, são removidas com solvente ou com máquinas de vapor.

Em caso de carpetes sujeitos à umidade, causando mofo e mau cheiro, existem empresas que fazem a secagem emergencial de carpetes

Na maioria dos casos, a liberação do local é imediata após a limpeza.